more amazing news

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Risoto de Tomates com Manjericão

Share it Please
Risoto de Tomates com Manjericão (vegana)

Ingredientes



1 1/2 xícara de arroz arbóreo

1 cebola grande picada

2 colheres (sopa) de alho-poró picado

2 tomates grandes bem maduros, sem sementes

1 litro de caldo de legumes (ou água fervente)

Suco de 1/2 limão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher (chá) de páprica em pó (opcional)

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite

Folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)



Preparo



Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho-poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo, mexendo sempre. Aumente o fogo, deixe apurar, acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca (se não usar tomates orgânicos, remova a casca).



Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos, quando necessário. Junte agora o restante dos tomates e algumas folhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes quando for necessário. Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos ou até que o arroz esteja al dente.



Desligue o fogo, acrescente a pimenta-do-reino moída na hora, o suco de limão e mais folhas de manjericão a gosto (lembre-se de que as folhinhas de manjericão que for colocando durante o cozimento vão murchar e liberar o sabor no risoto). Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Sirva em seguida. Decore o prato com folhas frescas de manjericão colocadas na hora.



Dica - No caso de risotos pode ser utilizada água fervente caso não tenha o caldo de legumes pronto ou não tenha tempo de preparar. Os temperos utilizados no risoto são suficientes para dar sabor.



Fonte: Receita e foto de Lori Ellis, do blog Veganana


Related post



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Follow us on Facebook

Todas as receitas estão no Petitchef